quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Surge na internet um viral de Sherlock Holmes



Acho que depois de The Dark Knight, toda e qualquer campanha de marketing viral perdeu a graça. Não que sejam feitas nas coxas(algumas são), mas nenhuma até agora conseguiu realizar o feito da realizada pro filme do Batman, onde a imersão era absurda. JIMBO GORDON LIGOU PRA MIM! Reflitam.

Mesmo assim, novos filmes tentam o caminho viral para capturar a atenção do público, e o último a entrar no embalo é Sherlock Holmes, estrelado pelo glorioso Segundinho e pelo Jubilau.

Como funciona esse viral? Vamos primeiro falar como ele surgiu. Alguns jornalistas receberam em suas casas um envelope enviado de Londres, e que continham alguns cartões. Esses cartões tinham alguns recortes, recortes esses que proporcionavam o encaixe entre si, o que formava uma frase: “Widen your gaze, Mr Holmes”. Traduzindo “Amplie sua visão, Sr Holmes”.

Nesses mesmos cartões, estavam escritos alguns números em cima das palavras. Os números eram separados por pontos, que formam um IP: 94.236.57.221

Ao entrar nesse ip em seu navegador, você chega num site que pede educadamente que você aumente o volume de seu PC, e um campo com 5 caracteres, Em cima desses caracteres, um “?”, que quando clicado, mostra a mensagem “Encontre ela”.

Pensando em mulher e no filme do Sherlock Holmes, surge o nome de Irene Adler, personagem interpretado pela Rachel McAdams. Incluindo IRENE faz com que um vídeo seja exibido.

Esse vídeo mostra um tiozinho de capuz falando um monte de coisas sobre 4 elementos ou algo do tipo, pois eu tava com um pouco de preguiça e ele tinha um sotaque britânico bem maroto. No final, um pequeno aviso e novamente um pedido educado da Warner para que você ceda o seu endereço de e-mail para ser avisado sobre o assunto dito pelo tiozinho. Depois de incluído, um lembrete que você não deve ficar sozinho e tal.

Agora veja como são as coisas. O fato de mencionar a Warner na parada tira o encanto do viral. Os virais do Batman, que viraram referência, não mencionavam porra nenhuma. Se algum desavisado entrasse no site, digamos da Gotham Cable News, poderia pensar que é uma emissora com um nome realmente legal.

Apesar disso, sinto um leve potencial nesse “viral”. Se o fato de deixar o e-mail no site não estar permitindo que a Warner encha a sua caixa de entrada de spams, mas realmente usar a ferramenta para aumentar a continuidade do jogo, isso pode ficar realmente divertido. O tempo nos dirá! Aparecendo alguma novidade, nós avisamos vocês. =)


Via: JUDÃO

Nenhum comentário: