segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Impacto de tablet da Apple pode superar sucesso do iPhone

Computador tablet da Apple pode reunir também a função de leitor  eletrônico

As expectativas em torno do surgimento do ainda não confirmado computador tablet da Apple mexeram com os mercados internacionais no final de 2009, levando as ações da empresa de Steve Jobs a baterem recordes na Bolsa de Nova York em plena véspera de Natal. O iSlate, ou iTablet, iProd, Magic Slate ou simplesmente Apple Tablet, será o grande lançamento de 2010 e analistas afirmam que seu sucesso pode superar o do seu irmão mais novo, o iPhone.

Há exatos três anos, o mercado de tecnologia atravessava um período similar ao que está passando agora. Após meses de rumores, em 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs apresentava um protótipo do iPhone para uma plateia de especialistas e jornalistas. Desde então, a empresa já vendeu milhões de aparelhos e vem desenvolvendo com sucesso um novo modelo de "democracia do design", conforme define um artigo publicado pelo The New York Times neste domingo. Mais de 100 mil aplicativos para iPhones já foram criados por programadores independentes e comercializados através da loja online da Apple.

Desta vez, os rumores dos blogs de tecnologia afirmam que o novo produto da Apple deve ser apresentado oficialmente no final de janeiro em San Francisco, nos Estados Unidos, e deve chegar ao mercado em março. Especulações de estrategistas afirmam que o Tablet pode ser um aparelho com tela sensível ao toque e preço entre US$ 500 e US$ 1 mil.

O computador tablet se diferencia dos notebooks e netbooks pelo tamanho, um pouco maior que um smartphone, e, como muitos dos novos eletrônicos, reúne diversas funções, além da computação básica e do acesso à internet. Segundo os analistas, a grande novidade é que o produto também deve funcionar como um leitor eletrônico, como o Kindle da Amazon ou o Sony Reader.

Segundo o artigo do NYT, o tablet da Apple já faria sucesso apenas por ser o primeiro tablet da Apple. Mas, se conseguir reunir a função de leitor eletrônico e superar em qualidade seus rivais, será o "produto matador". "A Apple não inventou o tocador de MP3, mas criou um tão sexy que muitas outras pessoas quiseram comprar um. E isto é o que ela está prometendo fazer novamente", escreve a analista do jornal americano lembrando o sucesso do iPod.

Segundo ela, se a tendência se confirmar, o Apple Tablet pode gerar uma enorme demanda por novos livros, revistas e jornais em formatos eletrônicos. E os programadores e designers terão novos desafios pela frente, como criar modos sedutores de apresentação dos conteúdos nos leitores eletrônicos. O artigo lembra também que o modo como os conteúdos eletrônicos para o tablet da Apple serão comercializados pode se tornar um novo marco no design contemporâneo, assim como foram o surgimento das lojas online iTunes, que comercializa músicas para iPods e outros eletrônicos, e AppStore, com aplicativos para o iPhone.


Via: Terra




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