domingo, 19 de abril de 2009

Dívida reestruturada

- E aí, como vai a tua inadimplência?

- Minha ... o quê?

- Tua dívida.

- Nunca esteve tão bem. Cresce de 15 em 15 minutos.

- Muitos cheques pré-datados?

- E eu lá tenho cheque?

- Não tem?

- O Banco Central encerrou a minha conta. Não deu nem tempo de segurar o "voador".

- E não pediste socorro?

- Quem é que está disposto a socorrer um argolado? Por acaso me emprestarias "algum"?

- Deus me livre. Também não tenho. E se tivesse não te emprestaria.

- E eu não te pagaria. Mas ao menos seria sincero.

- Pois é. Neste caso, só vejo um banco capaz de assumir a tua dívida.

- E qual é? Bancos só emprestam pra quem não precisa...

- O Banco Central.

- Pois foi justo ele que mandou cancelar o meu talão de cheques!

- Porque não foste vivo como os americanos. Ou como o Cacciola.

- Aquele que fugiu pra andar de lambreta na Itália?

- Ele mesmo. Pendurou um fiado de um bi e meio no BC. O homem está preso e tal, mas daqui um pouquinho sai... Tens que saber dever.

- Como assim?

- Devias ter mandado uma carta pro Meirelles do BC, dizendo assim: "Se não me emprestares dois milhões o comércio vai quebrar! Só com os pré-datados que espalhei por aí!"

- Achas que funcionaria? Já "tou" devendo umas duas milhas.

- Dois milhões?

- Que milhões, rapaz?! Dois mil! Como é que eu ia dever milhões se não tenho "unzinho" no bolso?

- Aí é que está o problema. No Brasil, quem deve pouco tá morto e enterrado. O negócio é dever milhões! Escreve pro homem e diz que tua dívida precisa ser reestruturada. Caso contrário, contaminará todo o sistema...

- O sistema?

- Isso mesmo. Pode causar um abalo de credibilidade no comércio e nos bancos.

- Por causa de dois mil?

- Milhões. Diz pro Banco Central que estás devendo milhões! Milhões, ouviste? Só assim começarás a ser respeitado e famoso.

- Famoso?

- Claro! Logo serás convocado para uma CPI. E tua dívida remetida para as calendas gregas da eternidade!

- E quem é que vai pagar a minha dívida?

- Quem disse que grandes dívidas precisam ser pagas?

- Precisam?

- Não estás vendo os grandes bancos falidos recebendo dinheiro público dos americanos? Dever muito! Aí está o segredo! Não há praga maior do que dever pouco!


Via: Sérgio da Costa Ramos

Nenhum comentário: