terça-feira, 3 de março de 2009

Um recorde prestes a cair


Tony Ramos em "Se Eu Fosse Você 2", virtual novo recordista

Por Silvana Arantes

Está em 5.309.638 espectadores o público de "Se Eu Fosse Você 2", somados os dados de bilheteria do filme neste final de semana. Isso quer dizer que faltam 10.039 espectadores para a comédia de Daniel Filho bater o recorde de público que "2 Filhos de Francisco" estabeleceu em 2005 (5.319.677 espectadores) e se tornar o filme nacional de maior público desde a retomada da produção do cinema brasileiro _a partir de 1995.

Como "Se Eu Fosse Você 2" está em cartaz em 287 salas no país, é quase certo que esse recorde caia com o público das sessões desta segunda-feira. Uma conta rápida mostra como a quebra da marca é praticamente certa: se o público desta segunda em cada uma dessas 287 salas for de apenas 35 espectadores, já terá sido o suficiente. Na semana passada, a média diária de público do filme era mais de 300 pessoas por sala.

O número total de espectadores que os filmes brasileiros conquistaram em 2008 ainda não está disponível. Na melhor das hipóteses, terão sido 10,6 milhões, para um total de 91 estreias. Sozinha, a comédia de Daniel Filho já fez a metade disso.

No ano passado, uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha para o Sindicato dos Distribuidores identificou que a comédia é o gênero preferido do público quando se trata de escolher filmes nacionais. A franquia "Se Eu Fosse Você" é um reforço a essa tese. Resta saber quantas sequências mais de sucesso ela conseguirá emplacar. Não há dúvida sobre a realização do número três, provavelmente para 2011.

Nenhum comentário: