Ingredientes:
- Um tema;
- Papel;
- Caneta;
- 30 minutos de concentração.
Modo de Preparo
Comece preparando o ambiente. Coloque o celular, no silencioso, tire o telefone do gancho e feche qualquer mensageiro (MSN, Skype, GTalk, etc). Resumindo, elimine qualquer distração durante os 30 minutos que vão durar seu brainstorm. Uma biblioteca pode ser o lugar ideal se no trabalho ou em casa você não consegue se desligar.
Com o ambiente devidamente preparado, comece a refletir sobre seu tema e coloque no papel TUDO que acha ser relativo ao mesmo. Não importa se a idéia parece um pouco estranha ou até mesmo aleatória demais, agora não é o momento para refletir sobre ela. Simplesmente coloque-as no papel.
Após 30 minutos de pensamentos anotados é hora de separar o joio do trigo. Corte as idéias que fogem demais da realidade e as que não se encaixam bem no tema proposto. Estas últimas podem servir de referência posterior para outros temas, lembre-se: uma idéia nunca deve ser desperdiçada.
Modo de Servir
Com a lista mais refinada, você agora pode separar as idéias e fazer um pequeno brainstorm[bb] para cada uma. Em geral, 10 minutos para cada são suficientes para descobrir qual é a melhor de todas.
ATENÇÃO!
Uma das grandes vantagens do brainstorm é a velocidade em que ele é feito, portanto não fique parado em idéias que não consegue formular, escreva-as da mesma forma que pensou e deixei para o passo seguinte a adaptação delas.
E claro, não se esqueça que o brainstorm é uma “arte” que vai ser aprimorada com o passar do tempo. Não espere resultados fenomenais na primeira vez e nem desista se não conseguir na terceira!
domingo, 7 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário