quarta-feira, 29 de agosto de 2007

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

StateTris

Esclarecendo alguns temas importantes sobre mudanças climáticas

Esclarecendo alguns temas importantes sobre mudanças climáticas:

1) A magnitude relativa entre ação solar e a força antropogênica sobre o clima

Atualmente temos um entendimento muito melhor dos papéis relativos desses fatores. Para começar, agora temos décadas de medições solares de alta qualidade, que mostram que não houve mudanças significativas na irradiação solar desde 1979. Em longo prazo, modelos sugerem que a influência solar desde a época pré-industrial representa 10% de toda a influência antropogênica. Além disso, o padrão observado de mudanças na temperatura – aquecendo toda a troposfera (os 10 km de atmosfera mais próximos ao solo), mas resfriando a camada acima, a estratosfera – é inconsistente com a força do Sol, mas consistente com os gases de efeito estufa (e outras forças induzidas pelo homem). Alguns cientistas sugeriram que os raios cósmicos poderiam afetar as nuvens. Entretanto, isso foi baseado em registros limitados. Essa sugestão não se sustentou ao ser testada com dados adicionais e, além disso, seus mecanismos físicos permanecem meramente especulativos.


2) Registros de aquecimento na superfície e na troposfera
O terceiro relatório de avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), de 2001, mostra uma aparente combinação mal-sucedida entre o registro instrumental da temperatura superficial (que indicava um aquecimento significativo nas ultimas décadas devido ao impacto humano) e dos registros dos balões meteorológicos e satélites (que registravam pouco do aquecimento esperado). Essa discrepância agora já foi amplamente resolvida – e um aquecimento consistente foi identificado entre a superfície e a atmosfera –, com a ajuda de vários estudos novos dos registros de temperatura atmosférica que usaram balões e satélites. As novas pesquisas têm corrigido tendências e erros significativos nos dados, como os causados pela deterioração dos satélites em órbita.

3) O papel do vapor de água nas mudanças climáticas
Apesar de o vapor de água ser o gás de efeito estufa mais forte, sua emissão pelos humanos é pequena, e sabe-se que sua importância para a mudança climática tende a aumentar de acordo com a maneira como responde às mudanças de temperatura. Em conjunto com outros fatores, como o gás carbônico, este último produz uma atmosfera mais quente, que pode prender mais vapor de água, ampliando assim o aquecimento. Esse efeito é crucial para se determinar a magnitude geral da mudança climática esperada. O último relatório do IPCC reafirma esses aspectos de importância fundamental. Em particular, existem novas observações mostrando que o aumento do vapor de água foi de acordo com o previsto.

4) Agora o aquecimento é claramente identificável no oceano
O aquecimento não foi medido apenas na superfície da Terra, mas também nos oceanos. Isso enfatiza que o efeito da “ilha quente” urbana, mesmo sendo real, é apenas local, já que não está presente nos registros coletados nas águas. De fato, as diferenças entre as médias registradas nos hemisférios e as médias globais são insignificantes. Os registros oceânicos, cada vez mais numerosos e melhores, demonstram que uma grande quantidade de calor está sendo absorvida pelos oceanos. Isso indica que o orçamento energético do nosso planeta tem estourado justamente como esperado: com o aumento da produção de gases de efeito estufa.

5) A nova avaliação para o futuro dos mares melhora
Estimativas para o aumento do nível dos mares devido à expansão térmica estão sendo obtidas com modelos climáticos que incluem uma simulação muito mais realista da circulação dos oceanos, comparados aos modelos mais simples, usados no relatório de 2001. Entretanto, o interessante é que as principais estimativas a respeito da elevação do nível do mar com o aumento de temperatura global permanecem em 10% das estimativas anteriores (quando ajustadas para o mesmo período de tempo). A abrangência do modelo, entretanto, agora é menor (tanto no limite superior como inferior) devido às novas restrições nas contribuições do derretimento de geleiras e calotas polares, além de uma consideração mais cuidadosa das correlações entre as incertezas em diferentes termos. No entanto, o relatório não dá nenhum motivo para nos preocuparmos menos com o aumento do nível dos mares no futuro. Observações recentes mostram evidências quebra do gelo na periferia da Groenlândia mais rápido do que se esperava, assim como dos mantos de gelo da Antártida, que indicam processos de descarga de placas de gelo nos oceanos – e que não foram incluídos nos modelos atuais. Desse modo, apesar das incertezas sobre as questões abordadas pelos modelos terem diminuído, temos que lidar com outros fatores que ainda não existem em modelos de previsão, nem na literatura especializada.


O processo de avaliação do IPCC

O IPCC foi criado pelos governos em 1988 para fornecer informações técnicas e científicas sobre as mudanças climáticas. O processo usado para produzir essas avaliações é criado para assegurar alta credibilidade tanto nas comunidades científica como política. O envolvimento do governo para prover mandatos para o trabalho em seu estágio inicial, participar secundariamente em revisões, garantir que os gestores de políticas públicas compreendam as principais descobertas no estágio final.

Avaliações prévias foram publicadas em 1990, 1995 e 2001. Existem três “grupos de trabalho”. O Grupo 1 avalia os aspectos científicos do sistema climático e de mudança do clima; o Grupo 2 avalia os efeitos das mudanças climáticas sobre a natureza e a sociedade, e o Grupo 3 discute os métodos de adaptação e mitigação das mudanças climáticas.

Os principais autores do relatório são nomeados pelo governo, e selecionados com base em evidências de participação ativa em pesquisas relevantes, considerando também a necessidade de pontos de vista equilibrados, assim como localização geográfica, sexo e idade. As regras do IPCC são claras e o conteúdo dos capítulos é controlado pelos autores principais o tempo todo. Eles devem avaliar tecnicamente a literatura relevante disponível e fornecer um resumo equilibrado tanto do estado atual do conhecimento científico quanto das incertezas.
A avaliação dos autores é comparada com a visão da comunidade científica de especialistas por meio de um processo abrangente de examinação. Mais de 600 especialistas fornecem mais de 30 mil comentários sobre os primeiros dois rascunhos, e editores independentes garantem que todos os comentários sejam considerados de maneira satisfatória. Dessa forma, apesar de os autores serem responsáveis pelo relatório final, o processo garante que seja firmemente baseado na literatura científica e que leve em conta os pontos de vista dos especialistas. Há um prazo final para incluir trabalhos científicos mais recentes, escolhidos para assegurar a total transparência do processo de examinação. O prazo final foi 24 de julho de 2006.

A finalização do resumo para os gestores de políticas públicas é feita com os delegados do governo em um processo de aprovação “linha a linha”, para assegurar que a linguagem usada para abordar os resultados principais do relatório sejam claras para os gestores de políticas públicas. Os cientistas ficam presentes para garantir a precisão e a consistência científicas do relatório. Quaisquer mudanças no resumo devem permanecer consistentes com os outros capítulos e não podem alterar a avaliação dos autores em relação aos níveis de probabilidade ou certeza. Por exemplo, se o resumo afirma que o aquecimento que vem ocorrendo desde a metade do século XX “é muito provavelmente causada por um aumento observado das concentrações de gases de efeito estufa induzido pelo homem”, o termo “muito provavelmente” expressa a visão final dos autores. Assim, não pode ser alterado no processo de aprovação do governo para um termo mais forte ou mais suave.

Multimídia




sábado, 25 de agosto de 2007

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Piadas

Um homem jantava com a família num restaurante muito chique. Quando pediu a conta, perguntou ao garçom:
- Garçom, você se importa em empacotar as sobras para eu levar pro cachorro lá em casa? O filho mais novo do homem exclama:
- Oba! Papai vai comprar um cachorrinho!


Duas amigas se encontram:
-Puxa, que linda pulseira de ouro você está usando! - Comenta a primeira. - Obrigada, foi presente de aniversário do meu marido, mas não é de ouro!
- Você conhece metais?
- Não, conheço bem o meu marido!

Olha o trem...

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

OVNIS no Haiti

Se não for um viral será o que então ?!?!?!

Projeto Galileu

O projeto europeu Galileo, que promete melhorar as funções de posicionamento global (com o sistema GPS), demonstrará em breve um sistema que promete cobertura completa do planeta com capacidade para receber sinais de emergência e re-enviar estes sinais para equipes de resgate. Para quem está pedindo socorro, o sistema poderá inclusive responder com um sinal de "pedido de ajuda recebido". O sistema de emergência em uso atualmente, chamado COSPAS-Sarsat, sofre de várias deficiências e não tem cobertura global contínua (um dos satelites deve passar sobre o sinal emitindo pedido de socorro para ser captado).

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Junk Food

Dependência de "junk food" começa no útero materno

A dependência de "junk food" ("comida lixo", uma das causas principais de obesidade na infância, pode começar no útero materno, segundo um estudo publicado pelo "British Journal of Nutrition".

Os hábitos nutricionais das crianças podem estar condicionados pelo que suas mães comeram durante a gravidez, diz o. Segundo os cientistas, as mães que comem alimentos pouco saudáveis enquanto amamentam também podem influir negativamente no peso de seus filhos.

Segundo Stéphanie Bayol, do Royal Veterinary College de Londres, que dirigiu o estudo, "consumir grandes quantidades de 'junk food' durante a gravidez e a amamentação pode afetar o controle normal do apetite e criar um gosto excessivo por esse tipo de comida nos filhos".

A equipe descobriu que as ratas alimentadas com uma dieta de batatas fritas e outros alimentos ricos em gordura, sal e açúcar durante essas fases pariram filhotes que também abusavam dos alimentos doentios.

Os ratos expostos no útero a esse tipo de comida nasceram com um peso inferior à média. Mas 10 semanas depois do desmame, sua massa corporal era 32% superior à normal no caso das fêmeas e 22% nos machos.


Adam Balam, professor de medicina reprodutiva nos hospitais de Leeds (Inglaterra), explicou ao jornal "The Times" que o estudo reforça a mensagem sobre a importância da dieta materna durante a gravidez para a saúde dos filhos.

o que são FEEDS?



terça-feira, 14 de agosto de 2007

sábado, 11 de agosto de 2007

Início de 2007 bate recorde de eventos climáticos


O mundo registrou uma série recorde de eventos climáticos extremos no começo de 2007, incluindo as enchentes na Ásia, as ondas de calor na Europa e a precipitação de neve na África do Sul, afirmou na terça-feira a agência meteorológica da Organização das Nações Unidas (ONU).


A Organização Meteorológica Mundial (WMO) disse que, em janeiro e em abril, as temperaturas das áreas de terra firme do planeta haviam sido, provavelmente, as mais altas desde que as medições começaram a ser feitas, em 1880, ficando mais de 1ºC acima da média para esses meses.


Também houve, neste ano, grandes enchentes provocadas pelas monções no sul da Ásia, chuvas anormalmente fortes no norte da Europa, na China, no Sudão, em Moçambique e no Uruguai, ondas de calor violentas no sul da Europa e na Rússia e um volume inusual de neve na África do Sul e na América do Sul, afirmou a WMO.


"O começo do ano de 2007 revelou-se um período de grande atividade em termos de ocorrências climáticas extremas", disse a jornalistas, em Genebra, Omar Baddour, membro do Programa Mundial para o Clima. Apesar de a maior parte dos cientistas acreditar que as condições meteorológicas extremas tendem a agravar-se à medida que ganhar mais força o efeito estufa, Baddour afirmou ser impossível prever com segurança como será a segunda metade do ano.


O Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC), um grupo da ONU que reúne centenas de especialistas, apontou para uma tendência de aumento do número de eventos meteorológicos extremos nos últimos 50 anos e disse que a quantidade desses eventos deve crescer ainda mais.


As enchentes no sul da Ásia atingiram 30 milhões de pessoas na Índia, em Bangladesh e no Nepal. Chuvas fortes também castigaram o sul da China, prejudicando quase 14 milhões de pessoas, disse a WMO.


A Inglaterra e o País de Gales registraram seus meses de maio e junho mais chuvosos desde o início dos registros, em 1766. A Alemanha, de outro lado, experimentou seu mês de abril mais seco desde o início das medições, em 1901. Mas o último mês de maio foi o mais chuvoso do país desde o começo dos registros.


O Uruguai enfrentou suas piores enchentes desde 1959, e a Argentina e o Chile registraram em julho um inverno mais rigoroso do que o esperado.

Square Meal

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Apple - 30 anos de história...


Outro dia postei sobre os 30 anos de produtos da Apple, mas e a maçã? Como era? O primeiro logotipo foi criado em 1976 por Steve Jobs e Ronald Wayne, o terceiro fundador da empresa, onde vemos a clássica imagem de Isaac Newton recostado junto à macieira. Depois essa imagem foi substituída pela maçã cheia de faixas coloridas, tal qual um arco-íris que ficou bastante famosa no mundo todo, inclusive no filme do Forrest Gump. Em 1990 as linhas coloridas foram retiradas e a maçã ganhou um tom azulado. Atualmente o logo, mantêm seu formato original porém com um visual prateado.


http://www.apple.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple

Dói...

terça-feira, 7 de agosto de 2007

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Bridgestone Dog



Tabela ASCII

ASCII (acrônimo para American Standard Code for Information Interchange) é um conjunto de códigos para o computador representar os caracteres, tais como: números (0-9), letras (a-z) e símbolos (? + @). Surgido em 1961, um dos seus inventores foi Robert W. Bemer. Arte ASCII é aquela na qual os únicos elementos utilizados são os caracteres disponíveis no teclado do computador. ASCII é uma padronização da indústria de computadores, onde cada carácter é manipulado na memória discos etc, sob forma de Código Binário. O código ASCII é formado por todas as combinações possíveis de 8 bits, sendo que existem várias extensões que abrangem 8 ou mais bits.



sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Hard Disk - HD - Disco Rígido - Winchester


HD é a sigla para Hard Disk (Disco Rigido em português). Também conhecido como winchester, trata-se de um aparelho responsável por armazenar informações permanentemente nos computadores. É uma unidade de armazenamento de dados lógicos podendo ser fixa (interno no gabinete) ou móvel (quando o HD for externo ao gabinete). Todas as informações que você tem no seu computador, como documentos, planilhas eletrônicas, arquivos em MP3, programas do tipo aplicativos em geral e o próprio sistema operacional, só estão no computador porque estão armazenados em um HD ou seja a principal unidade de armazenamento de um computador. Veja em vídeo um HD funcionando......Incrível!!!!!




Em Setembro de 1956 a IBM lançou o 305 RAMAC, o primeiro computador com Hard Disk (HD). O HD pesava perto de 1 Tonelada e tinha a capacidade de 5Mb…

Splash Back


A lógica de Splash Back é bem simples: encha as bolhas verdes de forma a elas estourarem e provocarem uma reação em cadeia com outras bolhas.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Projetos para criar 6 Estados podem inchar Legislativo

Estão prontos para votação no Congresso projetos que prevêem a criação de mais seis Estados. Se aprovados, eles vão agravar o inchaço do Legislativo, abrindo 144 cadeiras de deputado estadual, 48 vagas de deputado federal e 18 de senador. Esses projetos de decreto legislativo, que prevêem a realização de plebiscito, foram aprovados nas respectivas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e podem ser inseridos na pauta a qualquer momento.



Os novos Estados em estudo são: Carajás e Tapajós no Pará; Mato Grosso do Norte em Mato Grosso; Rio São Francisco na Bahia; Maranhão do Sul no Maranhão e Gurguéia no Piauí. Em comparação, os Estados Unidos têm 50 Estados, com representação fixa no Congresso de 100 senadores e 435 deputados. Se forem criadas mais unidades da Federação, não haverá aumento do Parlamento, apenas a redistribuição das vagas.



O Brasil tem 26 Estados e 1 Distrito Federal. O Congresso abriga 513 deputados e 81 senadores. Aqui, ao contrário dos EUA, a configuração aumenta se houver novos Estados. Em média, a Assembléia Legislativa de um pequeno Estado, com 24 deputados, consome R$ 110 milhões ao ano.



Na maior parte, os projetos de criação de Estados são antigos e apresentam lacunas. Nenhum deles, por exemplo, inclui um estudo detalhado sobre a viabilidade econômica e os custos da medida. A criação de um Estado pressupõe a existência de um novo Executivo, um novo Judiciário e um novo Legislativo. Todos devem ser dotados de completa estrutura física, como prédios, veículos e equipamentos, e administrativa - governadores, secretários, servidores, juízes, promotores, deputados e assessores. As propostas tampouco apresentam solução para um problema crucial: quem arcará com os custos do plebiscito. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo